por Sara Viega
A Síndrome de Peter Pan tem a ver com certos traços da personalidade que se caracterizam pela imaturidade psicológica e o narcisismo. Tratam-se de pessoas que são irresponsáveis em certos aspectos da vida, rebeldes, que se negam a envelhecer, dependentes, manipuladoras e que se sentem além das normas sociais. Estas pessoas costumam estar insatisfeitas com o que têm, mas não fazem nada para solucioná-lo. Suas atitudes estão mais concentradas em pedir, receber e exigir do que em dar e fazer. Se você conhece alguém que apresenta estas características, aqui damos algumas recomendações para saber como superar a Síndrome de Peter Pan.
Assumir o problema. O primeiro passo para poder superar a Síndrome de Peter Pan, é assumir que existe alguma coisa que não está funcionando como deveria. Ajude a pessoa a perceber quais são as consequências da sua forma de ser.
Terapia psicológica. Muitas vezes é necessária uma terapia psicológica para ajudá-la a enfrentar esse problema. O psicólogo pode orientar a pessoa em direção a uma nova perspectiva e mudanças de conduta.
Estabeleça limites. É necessário que você seja firme e claro na hora de estabelecer limites. Sua conduta muitas vezes tende a ultrapassar os limites, e a única forma de mudar isso é não ceder diante dela.
Não permita que ela lhe culpe por sua forma de atuar. É comum a pessoa tentar convencer você de que tem culpa pelos erros dela. Perceba que ela é a dona de sua conduta e de suas palavras, e deve assumir isso.
Não siga seu ritmo infantil. Quando ela tentar fazer coisas que não são apropriadas para sua idade, não contribua para que o faça. Tente explicar à ela os motivos pelos quais você considera que essa conduta é inapropriada.
Não responda diante de suas queixas. Permita que ela sozinha procure as soluções adequadas - se você ajudar, ela não aprenderá a assumir responsabilidades e a se responsabilizar pelos seus atos.
Mostre à ela seus erros. As pessoas que têm Síndrome de Peter Pan, não gostam que apontem seus defeitos e erros, mas é necessário fazê-lo.
Se deseja ler mais artigos parecidos a como superar a síndrome de Peter Pan, recomendamos que entre na nossa categoria de Distúrbios Mentais ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário